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Sorriso/MT - 10/11/2025 06:05

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Dia dos Pais deve movimentar R$ 27 bilhões no comércio Brasileiro

Mais de 106 milhões de consumidores pretendem presentear na data; lojas físicas seguem como preferência da maioria

Apesar dos desafios impostos pelo cenário econômico, o comércio brasileiro deve registrar forte movimento nas próximas semanas por conta do Dia dos Pais.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, cerca de 106,3 milhões de consumidores pretendem comprar presentes este ano, gerando uma estimativa de R$ 27,13 bilhões em movimentação financeira nos setores de comércio e serviços.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT), David Pintor, ressalta a importância da data para o varejo estadual.

“O Dia dos Pais é uma das datas mais relevantes para o comércio. Mesmo com uma leve retração no número de consumidores, os lojistas de Mato Grosso estão preparados para oferecer boas oportunidades, especialmente nas lojas físicas, que continuam sendo as mais procuradas”, afirmou.

Queda no número de compradores, mas aumento no ticket médio

A pesquisa revelou que 65% dos entrevistados pretendem comprar presentes, o que representa uma leve queda de 4,6 milhões de consumidores em relação a 2024. No entanto, 31% planejam gastar mais este ano. Entre os motivos estão a intenção de comprar presentes de melhor qualidade (58%), adquirir mais itens (36%) e o aumento dos preços (34%).

Entre os que devem gastar menos, os principais fatores são economia (49%), dificuldades financeiras (38%) e contas em atraso (30%).

O gasto médio por consumidor está estimado em R$ 255, com intenção média de 1,7 presente por pessoa. Os itens mais procurados são:

  • Roupas (44%)
  • Perfumes e cosméticos (34%)
  • Calçados (31%)

Pix lidera entre formas de pagamento

A maior parte dos consumidores (76%) pretende pagar à vista, com destaque para o Pix (46%) e o cartão de débito (18%). Entre os que optarão pelo parcelamento, o cartão de crédito será o principal meio, com 30% de preferência e média de 3,4 parcelas.

Em relação aos locais de compra, 76% afirmam que vão comprar em lojas físicas, especialmente shoppings, lojas de departamento e centros comerciais populares. A internet, no entanto, também tem papel relevante, com 43% dos consumidores afirmando que comprarão online principalmente por aplicativos e sites de varejo.

“É fundamental que os lojistas estejam atentos ao comportamento do consumidor, inclusive no ambiente digital, que cresce como canal de pesquisa e compras”, destaca David Pintor.

“Mas as lojas físicas ainda têm um forte apelo, sobretudo quando oferecem bom atendimento, promoções e condições de pagamento facilitadas.”

Motivações emocionais seguem fortes

Apesar das dificuldades econômicas  35% dos entrevistados afirmam ter contas em atraso , o desejo de presentear os pais permanece firme. Os principais motivos apontados são o carinho e reconhecimento (37%) e a percepção de que o presente é um gesto importante (30%).

A FCDL/MT também reforça a importância do consumo consciente e do planejamento financeiro.

“Presentear é uma forma bonita de demonstrar amor, mas precisa estar alinhada à realidade financeira de cada um. O comércio está preparado para atender a todos os perfis de consumidores”, conclui Pintor.

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