Ir para o conteúdo

Sorriso/MT - 10/11/2025 06:54

Compartilhe nas redes sociais

Janaina Riva pode fazer história como a primeira mulher a governar Mato Grosso

Deputada lidera intenções de voto e consolida trajetória como símbolo de força e representatividade feminina no estado.

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) se firma como um dos nomes mais promissores no cenário político de Mato Grosso, sendo apontada como favorita na corrida pelo governo estadual nas eleições de 2026, de acordo com pesquisa recente do instituto Paraná Pesquisas, divulgada na última semana, Janaina lidera o cenário estimulado com 21,9% das intenções de voto.

Em um segundo levantamento, onde um dos concorrentes não é incluído, a vantagem de Janaina cresce ainda mais, chegando a 26,6%.

Os números evidenciam sua forte conexão com o eleitorado mato-grossense, construída ao longo de uma carreira pautada por firmeza, coerência e participação ativa nos debates públicos mais relevantes do estado.

Além de estar à frente na disputa pelo governo estadual, Janaina também aparece com destaque na corrida ao Senado, ocupando a segunda posição nas intenções de voto, com 29,2%.

A única mulher entre os principais pré-candidatos, ela vem ganhando projeção nacional como uma liderança jovem, bem articulada e pronta para assumir funções de grande responsabilidade no cenário político brasileiro.

A pesquisa entrevistou 1.540 eleitores, entre os dias 7 e 11 de maio, em 60 municípios mato-grossenses, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e 95% de nível de confiança.

O desempenho da deputada nas pesquisas é reflexo direto de sua trajetória eleitoral sólida: ela foi a única mulher eleita para a 18ª legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em 2014, com 48.171 votos, sendo reeleita em 2018 e 2022. Nas últimas duas eleições, obteve as maiores votações do estado, com 51.546 e 82.124 votos, respectivamente, alcançando todos os 141 municípios mato-grossenses.

Janaina também quebrou recordes ao ser a primeira mulher a liderar a votação para deputada estadual por dois pleitos consecutivos e a primeira a ocupar a vice-presidência da Assembleia Legislativa do estado em três biênios seguidos (2019/2020, 2021/2022 e 2023/2024).

Em 2019, ela também assumiu a presidência da Casa por 50 dias, um feito inédito entre as mulheres na história política de Mato Grosso.

Com atuação política desde a juventude, Janaina fundou o PSD Jovem em Mato Grosso, tornando o estado um dos pioneiros na organização juvenil do partido.

Sua trajetória inclui forte diálogo com prefeitos e vereadores, ampla presença nos 142 municípios do estado e defesa de pautas como municipalismo, valorização dos servidores públicos, saúde, educação, direitos das mulheres e minorias.

Com esse histórico, Janaina Riva se consolida como uma liderança política de grande alcance e expressividade, refletindo o desejo do eleitorado por uma figura comprometida, acessível e com capacidade de conduzir o estado rumo a um futuro mais inclusivo e eficiente.

Apesar de seu nome ser frequentemente associado ao governo estadual, a parlamentar tem sinalizado publicamente que sua prioridade no momento é disputar uma das vagas ao Senado em 2026.

[dt_post_views]
Nenhum registro encontrado.