Estado vai apresentar potencialidades econômicas e atrair novos investimentos na maior feira de comércio exterior do Brasil Central
O Mato Grosso, gigante do agronegócio brasileiro, está confirmado para a Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2025), que acontecerá entre os dias 4 e 6 de setembro, em Goiânia (GO). O evento, considerado o maior da área no país, reunirá mais de 200 expositores, representações diplomáticas de 80 países e cerca de 50 câmaras de comércio exterior.
O objetivo da participação mato-grossense é fortalecer a presença no mercado internacional, atrair investidores e divulgar as potencialidades econômicas do estado, que se mantém como 4º maior exportador do Brasil no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Comex Stat.
Força do agronegócio
Com destaque absoluto na produção de grãos e proteínas, Mato Grosso exportou mais de US$ 14,7 bilhões nos seis primeiros meses de 2025, alcançando um superávit comercial de US$ 13,6 bilhões. Os principais produtos enviados ao mercado externo foram:
- Soja (57,6%)
- Algodão (11,5%)
- Carne bovina (10%)
Já nas importações, os fertilizantes químicos representaram 56,6% do total. Entre os principais parceiros comerciais do estado estão China, Turquia, Rússia e Estados Unidos este último já confirmado como presença de destaque na feira.
Autoridades destacam relevância
Para Rubens Fileti, presidente da ACIEG, organizadora da Ficomex, a participação de Mato Grosso é estratégica:
“Se fosse um país, o estado seria o quarto maior produtor de soja do mundo. Tê-lo como expositor reforça a força da feira como plataforma para ampliar o comércio exterior no Brasil Central e no país”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, adiantou que o estande institucional será um espaço para transmitir a imagem de um estado moderno e sustentável.
“Queremos mostrar ao mundo que Mato Grosso vai além do grão e da proteína animal. Temos oportunidades em energia, logística, indústria, turismo e comércio sustentável.”
Já o presidente da Agência Invest MT, Mirael França Praeiro, ressaltou que essa será a primeira participação da instituição em uma feira de comércio exterior:
“É uma ação estratégica para posicionar Mato Grosso no cenário internacional e consolidar parcerias que diversifiquem os mercados para nossos produtos.”
Estrutura da Ficomex 2025
A feira contará com
- Rodadas de negócios setoriais
- Reuniões com investidores e embaixadas
- Workshops e painéis sobre digitalização e sustentabilidade
- Exposição de empresas públicas e privadas
Com o tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global”, a Ficomex chega à sua quarta edição em 2025, após ter sido retomada em 2024 pela ACIEG, depois de quase duas décadas.
O evento tem patrocínio do Porto de Suape, Banco do Brasil e Sistema OCB/GO, além de apoio da ApexBrasil e do Sebrae Goiás.