O esquema, que envolve pessoas físicas e empresas fantasmas, movimentou cerca de R$ 25 milhões.
A Polícia Civil de São Paulo realizou, nesta quarta-feira, 17, uma ação coordenada contra uma quadrilha responsável pela compra de 81 toneladas de cafeína para adulterar e quadruplicar a produção de cocaína. O grupo criminoso movimentou aproximadamente R$ 25 milhões por meio de operações fraudulentas, que envolviam empresas de fachada e indivíduos ocultos.
Durante o cumprimento de 31 mandados judiciais na capital paulista e na região metropolitana, os policiais realizaram 27 buscas e apreensões e quatro prisões temporárias. Até o final da manhã, duas pessoas haviam sido detidas, uma em Santana de Parnaíba e outra na zona oeste da capital paulista.
As investigações conduzidas pela 1ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) tiveram início entre setembro e outubro, quando um indivíduo foi flagrado em Guarulhos transportando mais de meia tonelada de cafeína. O trabalho de inteligência revelou que a substância era usada para adulterar cocaína, o que potencializava a quantidade da droga no mercado.

Operação apreende bens de traficantes de cocaína
Na parte da manhã, as equipes apreenderam 12 automóveis, duas motocicletas, armas de fogo — incluindo uma metralhadora e uma pistola —, além de dinheiro em espécie e celulares. A ação contou com o apoio de outras delegacias da Dise e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas. O caso será registrado como tráfico de drogas e associação criminosa na 1ª Dise.